domingo, 1 de janeiro de 2012

37ª SÃO SILVESTRE DA AMADORA

Acabou mais um ano.
Para mim foi o ano que me deu mas prazer terminar, porque em 2010 tinha estabelecido alguns objectivos, assim como em outros anos anteriores, só que desta vez consegui concretiza-los. 
Para fazer um pequeno resumo, no decorrer do ano de 2011 consegui finalmente deixar de fumar (faz amanhã 4 meses), foi o ano em que consegui realizar um super sprint no triatlo, um duatlo e pela primeira vez participei numa prova de atletismo de 10km.
Fica por concretizar o percurso de bicicleta Tróia/Sagres, que este ano tenho de o conseguir fazer.
Quanto à prova de 10km de ontem tenho a dizer que gostei, cheguei ao local muito cedo, pois o nervoso miudinho estava a ferver dentro de mim, mas isso deu-me tempo para ver os craques a prepararem-se ou apenas a aguardarem por ali, pois alguns deles estavam a chegar da prova de São Silvestre de Lisboa.
Ali andei de um lado para o outro a fazer o meu aquecimento e a viver aquela euforia que antecede o inicio da prova.
Chegada a hora lá me coloquei na linha de partida, confesso que estava muito ansioso e queria ao máximo tentar de certa forma controlar o inicio da prova, pois não queria de forma alguma deixar-me ir num ritmo muito acelerado e depois sentir-me muito cansado logo de inicio, pois a adrenalina de estarmos rodeados por muita gente pode nos provocar essa vontade de iniciar muito rápido.
Fiz o meu inicio de prova muito calmamente, para terem uma ideia estabeleci para os primeiros dois kms uma média de 5minutos por km, foi impressionante pois só via pessoas a passar por mim a uma velocidade estonteante, parecia que eu ia parado, mas tentava ao máximo manter a velocidade que tinha definido e fazia por não acompanhar o ritmo dos outros. Passado os dois kms e ao ritmo que tinha estabelecido senti-me muito bem, ou seja, logo ali vi que podia ter aumentado um pouco mais a velocidade porque não estava minimamente cansado.
Assim sendo aumentei a minha passada e comecei a passar algumas daquelas pessoas que tinham passado por mim a uma velocidade que parecia que estavam a fazer uma prova de velocidade, assim que cheguei aos 5 km fiquei extremamente contente pois encontrava-me muito bem, sem qualquer tipo de dores e isso para mim era importante.
Decidi então que iria continuar a minha corrida num ritmo aproximado de 4.45 minutos por km e assim o fiz até ao final, tendo obtido desta forma um tempo total de 48 minutos e 23 segundos.

Apesar de ter chegado ao final da prova muito bem, provavelmente poderia ter acelerado um pouco mais, sinto que fiz uma boa prova para a minha primeira vez.
Agora resta-me apenas treinar mais para melhorar a minha condição física para de futuro conseguir atingir o patamar de realizar os mesmos 10kms num tempo de 42 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário