segunda-feira, 16 de julho de 2012

Triatlo de Vila Viçosa - CN Clubes


Este era o desafio que mais esperava depois da desilusão que foi a prova de Pedrogão Grande.
Pelo apoio que as pessoas que participam nesta aventura comigo me deram, decidi nos quinze dias que faltavam para esta prova dar o máximo em treinos de natação e realmente assim o fiz, trabalhei na piscina e águas abertas.
Todos os momentos que conseguia eu ia nadar, claro que está que não treinei velocidade, apenas me preocupei em ganhar resistência para poder realizar os 1500 metros, sem qualquer interesse se eram rápidos ou lentos, mas sim, que me dessem a confiança mental para não voltar a passar por momentos que vivi dentro de água.

Chegou o dia para testar mais uma vez a água, apesar deste ser o segundo olímpico que iria fazer, para não deixar de ser, tinha mais uma novidade, que era fazer os 1500 metros sem saída fora de água, ao contrário da prova de Montemor, mas ali estava eu a olhar para a barragem e a concentrar-me ao máximo para o que ia fazer e pensava para mim próprio, que eu sabia que o podia fazer, eu tinha-me preparado para isto, não era como nos meus tempos de estudante em que não me preparava para os testes, eu desta vez sabia a matéria, sabia o que fazer, sabia o ritmo que tinha de impor para "curtir" o tempo que ia estar dentro de água.

Para recordar o meu primeiro triatlo em Alpiarça decidi aqui dar novamente prioridade a todos " para mim eram todos viaturas em marcha de urgência" e nada ia modificar os meus planos, por incrível que pareça eu ia tornar esta prova só minha, como se não houvesse mais ninguém por ali.

Pronto, estava pronto para a partida, a minha mulher e a minha filha a apoiar-me e eu na água, estava mais que pronto e.... ouve-se a buzina da partida, ligo o cronometro e aqui vou eu....

E foi magnifico, 37 minutos sem qualquer tipo de stress, sem paranóia e inteiramente "curtidos", facto esse que me permitiu sair da água muito tranquilo. ( este é o meu resumo da prova dentro de água, fixe não é?)





No dia anterior fui até ao local da barragem e verifiquei que por baixo do tapete havia ainda algumas pedras que podiam aleijar alguém na saída para o PT, passei a manhã a avisar quem podia para esse pormenor e na minha saída da água imaginem quem foi cortar o pé numa dessas pedras... eu, claro...

O meu segmento de ciclismo ( 1ª vez sem roda) correu no meu ponto de vista, consideravelmente bem, mas o percurso em si achei muito desgastante, mas consegui fazer 1h23m, mas fica o sabor amargo que podia com mais força de vontade ter conseguido 1h20m, mas... fica a duvida....




No atletismo fica o que se pode fazer, claro que aqui o pé estava a doer-me, mas mesmo que o pé estivesse em condições, não estou muito convencido que faria muito melhor, pois após os 1ºs 5kms estava mesmo muito cansado, mas fico feliz por não ter parado em momento nenhum da prova e pelo facto do esforço que realizei não me deu nenhuma caimbra, nem sequer a "dor de burro me apareceu".

Mais uma vez deixo aqui o meu obrigado ao apoio de todos e especialmente á minha família que têm sido realmente a minha grande fonte de força de vontade.

E para terminar apenas vou contra dizer o que disse a um amigo meu quando tentei e não consegui fazer um triatlo sprint... "Nunca irei conseguir fazer uma prova destas....", pois para me provar a mim próprio que consigo, já fiz mais que três iguais a esses e já tenho realizadas duas provas nas distância de Olímpico.... simplesmente brutal...

" está entranhado"



4 comentários:

  1. Parabéns, pelo desafio superado,estiveste bem ao referir o facto de te sentires confiante porque tinhas treinado para isso.
    No triatlo quanto maior é a prova mais relevante é o treino , é como o algodão não engan. Se treinares muito e bem andas, se te descuras na prparação e vais lá ver o que dá, normalmente dá empeno.
    Um abraço e bons treinos para encarar o que falta da época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sica,
      Mais uma vez um grande obrigado pelas tuas palavras.
      Só tenho pena de não ter tido a força de vontade de ter inciado mais cedo, mas de qualquer forma acho que foi uma boa maneira de entrar nos 40 anos.
      Grande abraço

      Eliminar
  2. Ora aí está...nao há milagres....apenas o nosso querer. E tu quiseste. Era o mais que faltava que uma simples poça de agua te deixassem a pensar. Parabéns amigo e continua. Quem sabe um dia eu nao me junto a vocês para uma brincadeira dessas. Abraço.
    Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo se exprimentas, não vais mais querer outra coisa... o prazer de terminar uma prova deste tipo é absolutamente brutal.
      Grande abraço

      Eliminar