sábado, 17 de dezembro de 2011

O meu calendário para 2012

Já estive a ver e a agendar as provas que vou tentar fazer para 2012, o ano da minha estreia.
Vou fazer por cumprir o quadro de provas que aqui vou colocar, pois irá ser um grande desafio para mim.
Apesar de tudo estou convencido que a mudança de ares para outras aventuras neste caso o triatlo me vai fazer muito bem, porque preciso muito mesmo de viver mais fora da minha profissão.
Além de tudo será mais uma grande oportunidade para viajar com a minha mulher e filha por este Portugal.


COMPETIÇÃO
MODALIDADE
ETAPA
DATA
LOCAL
DISTÂNCIA
Taça de Portugal PORterra
Duatlo
1
Domingo, 29 de Janeiro de 2012
Jamor
Sprint
Taça de Portugal PORterra
Duatlo
2
Domingo, 12 de Fevereiro de 2012
Lezírias
Sprint
 
 
Sprint
C.N. Clubes
Duatlo
1
Sábado, 25 de Fevereiro de 2012
Arronches
Sprint
Taça de Portugal PORterra
Duatlo
4
Domingo, 4 de Março de 2012
Ourém
Sprint
C.N. Clubes
Triatlo
2
Domingo, 18 de Março de 2012
Alpiarça
Sprint
C.N. Clubes
Triatlo
4
Sábado, 31 de Março de 2012
Quarteira
Sprint
C.N. Clubes
Duatlo
5
Sábado, 15 de Abril de 2012
Fátima
Sprint
Vale dos Barril
Trail
30Km
Domingo, 22 de Abril de 2012
Sesimbra
Standard
Taça de Portugal PORterra
Aquabike
5
Domingo, 29 de Abril de 2012
Castanheira de Pera
Sprint
C.N. Clubes
Triatlo
10
Domingo, 20 de Maio de 2012
Cascais
Olímpica
Prova Aberta
Aquatlo

Sábado, 2 de Junho de 2012
Peniche
Super-Sprint
C.N. Clubes
Triatlo
11
Domingo, 10 de Junho de 2012
Oeiras
Sprint
 
 
 
 
 
Longa
C.N. Clubes
Triatlo
16
Domingo, 15 de Julho de 2012
Vila Viçosa
Olímpica
C.N. Clubes
Triatlo
17
Domingo, 22 de Julho de 2012
Esposende
Sprint
C.N. Clubes
Triatlo
18
Domingo, 29 de Julho de 2012
Abrantes
Sprint
C.N. Jovem - Clubes
Triatlo
10
Sábado, 8 de Setembro de 2012
Vendas Novas
Ver RGC
C.N. Individual
Triatlo
2
Sábado, 15 de Setembro de 2012
Aveiro
Olímpica
Taça de Portugal PORterra
Triatlo
6
Sábado, 22 de Setembro de 2012
Gavião
Sprint
Taça de Portugal PORterra
Triatlo
8
Domingo, 30 de Setembro de 2012
Vila Nova Cerveira
Sprint
C.N. Individual
Triatlo
3
Domingo, 7 de Outubro de 2012
Lisboa
Olímpica
Taça de Portugal PORterra
Duatlo
9
Domingo, 21 de Outubro de 2012
Santarém
Sprint

domingo, 11 de dezembro de 2011

Tróia/Sagres - O grande desafio




Pela primeira vez sinto que a minha força de vontade não conseguiu vencer a vontade do corpo...
Levantei-me de madrugada, tentei colocar no saco o que ia me lembrando e aí fui eu em direcção a Vila Franca de Xira, local onde estava combinado o ponto de encontro com a minha equipa.
Cheguei ao local 5 minutos antes da hora marcada ou seja ás 06H25 e logo de imediato recebi um sms a comunicar-me que ainda se encontravam no Cartaxo.
Meia hora após o combinado aí estavam eles a chegar junto de mim, depois foi só o tempo de colocar no carro a bicicleta e o meu saco e iniciarmos a viagem até Tróia.
Chegamos a Tróia por volta das 08H45, como todos já se encontravam equipados e só faltava eu que por falta de memória até parecia que me tinha esquecido que ia andar de bicicleta, lá eu tentei me começar a equipar que até foi relativamente rápido, facto esse que nos permitiu iniciarmos o desafio ás 09H00.
Começamos relativamente rápido, a rolar sensivelmente a 30 kms hora, como o percurso inicial era praticamente plano até me estava a sentir muito bem, apenas sentia as pernas presas nas articulações dos joelhos, mas não sentia qualquer tipo de dor e sabia que essa sensação se devia ás falta de kms na bicicleta devido à minha paragem de 40 dias.
Os primeiros 30 Kms correram muito bem, fiz a alimentação correcta e a única situação que me apercebi me não iria correr bem seria mesmo a bebida isotónico pois apenas tinha comigo dois bidões e nesse preciso momento já tinha consumido 1 deles, a julgar pelo consumo efectuado rapidamente me apercebi que tinha cometido um grande erro, pois não tinha nem sequer levado água para reabastecer, não é que isso seria problema pois os meus colegas tinham abastecido o carro de apoio de água, mas seria um problema sem eu ter o isotónico para me poder um pouco das minhas forças..
Outro pormenor que aprendi para um desafio deste género é que realmente obrigatório levar no carro de apoio pelo menos duas mudas de roupa para assim poder acabar com o desconforto da chuva em roupa molhada vestida no nosso corpo.
Nos 30 Kms seguintes apesar de alguma mas fraca chuva correram relativamente bem, onde mantivemos a nossa média de 30 kms/hora, desta forma seguíamos a um excelente ritimo.
Por volta dos 70 Kms a equipa teve o 1º e único furo, fizemos uma paragem cerca de 15 minutos e foi aqui que o meu corpo me transmitiu que não aguentaria muito mais, após a reparação do furo iniciamos de novo a marcha e apesar de estar planeada uma paragem por volta dos 120 Kms, apenas consegui resistir até totalizar 90 Kms.
Pela primeira vez não tentei minimamente insistir em continuar pois estava com o corpo e a mente tão cansada que tomei a decisão de não massacrar mais os músculos.
Tenho desculpas válidas para esta desistência, mas também não as vou descrever, pois sinto que não me posso agarrar a isso. Tenho de continuar a treinar mais e melhor para que no próximo mês de Dezembro de 2012, consiga iniciar e terminar este desafio.
Quero aqui deixar o meu desafio de tentar conseguir fazer os 200 Kms, num tempo aproximado de 7 horas.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O final de São Tomé e Principe

Chega ao fim a minha estadia em São Tomé, nestes 30 dias que estive nesta Ilha tentei de todas as formas aproveitar o clima de forma a poder treinar o suficiente para perder mais uns quilos, não sei ao certo se o consegui, porque infelizmente não consegui encontrar em nenhum lado uma balança para verificar o meu peso, mas de qualquer das formas estou contente pelo meu desempenho, pois tirando alguns pequenos azares a nível de lesões, consegui  fazer um treino constante em que tenho a certeza que melhorei a minha corrida e consegui principalmente vencer a etapa de nadar em águas abertas. Sem duvida este desafio foi o que mais prazer me deu de vencer, pois mesmo tenho consciência que me encontro ainda longe de conseguir nadar num tempo aceitável 1,5 Km, perdi de certa forma o meu medo de o conseguir fazer.
A minha estadia aqui também foi muito importante para mim em relação a minha continua luta em não fumar e consegui com alguma dificuldade (em alguns momentos muito difíceis) resistir a essa tentação, o facto de no continente africano por regra geral o preço do tabaco ser muito baixo, penso que a razão será tentar arranjar forma de viciar as pessoas locais a fumar para desta maneira o imposto do tabaco se tornar uma grande fonte de receita para os países e juntando a isso o clima, considero-me uma pessoa muito feliz e cada dia que passa com muito mais vontade de continuar até conseguir ter a certeza para mim próprio que não vou ter uma recaída.
Para tal decidi até ao final deste ano realizar mais duas provas de desporto nunca antes realizadas por mim.
A primeira prova passa por eu ir realizar o percurso de bicicleta de estrada de Tróia até Sagres, se o conseguir efectuar irá ser a maior distância percorrida por mim numa jornada continua.
A segunda irá ser o facto de eu ir realizar a minha primeira prova de atletismo na distância de 10 Kms, não o vou fazer preocupado com o tempo, mas sim em realizar a prova sem sentir uma grande dificuldade, pois penso me ter preparado muito bem para a fazer.
E com estas palavras termino por hoje o meu relato, ficando aqui a promessa de descrever a duas provas que irei realizar.
Até já

sábado, 19 de novembro de 2011

São Tomé e Principe


Existem ainda mais duas etapas nesta minha fase de dizer não ao tabaco por vencer e que vão provavelmente provar que vou conseguir alcançar o meu objectivo, um destes dois desafios passa por conseguir estar no continente africano e resistir ao vicio que se apoderou  do meu corpo de uma forma muito viciante.
Por razões profissionais nos últimos três anos uma parte da minha vida passa pelo continente africano, tendo eu nascido em Angola e como muitos filhos de portugueses que são produto de serviço militar obrigatório nas ex-colónias de Portugal, confesso que é  um continente que adoro, pois dá-me uma sensação de liberdade indescritível, mas com isso e por todos os minutos que se vivem intensamente, o estar neste continente sendo um ex-viciado no tabaco é algo extremamente prejudicial e difícil para a minha luta…
Neste momento já vai fazer dois dias que estou em São Tomé e Príncipe e voltei a sentir o tabaco a chamar por mim e por enquanto tenho sido mais forte que essa vontade, faltam ainda mais 28 dias de estadia e se conseguir vencer mais etapa, vou considerar que consegui mais uma grande vitória para  retirar da mente este vicio terrível.
Quanto aos meus treinos, apenas digo que a minha dedicação aumentou, porque realmente o exercício físico é o meu maior aliado nesta “guerra” e neste momento estou a fazer treino diário de 15Km de corrida e como as águas desta maravilhosa ilha são apelativas, termino o treino fazendo aproximadamente 1Km de natação por estas águas quentes a dentro.
Um dia irá chegar o meu derradeiro e ultimo desafio…..

domingo, 23 de outubro de 2011

Duatlo Festival Bike - Taça Portugal PORterra







Esperei até ao dia de hoje para relatar mais uma prova, porque queria fazê-lo no dia em que faço dois meses sem fumar, pois é, já passaram dois meses e ao contrário da vida, este período de tempo pareceu-me passar muito devagar, pois tenho a sensação que ainda foi ontem que fumei o meu ultimo cigarro.
Quanto a este duatlo foi mais um objectivo concretizado, pois mais uma vez lá fui eu para Santarém junto com a minha família (a minha claque de apoio) e desta vez com a novidade de ter convencido o meu vizinho e amigo Jorge a realizar a prova ( espero que ele tenha ficado com o vicio para deixar de fumar....).
Tenho de confessar que novamente me encontrava muito nervoso, pois para esta prova tinha proposto terminar a mesma no máximo com 1H15m, e tinha algum receio, mas depois do inicio deixei fluir toda a minha vontade e apesar de ter terminado a ultima corrida com fortes "dores de burro", consegui terminar a prova com 1H08m, facto esse, que me deixou ainda com mais vontade de continuar este meu novo caminho de atleta amador.
Visto não haver mais duatlo e triatlo este ano, decidi tentar alcançar um outro objectivo, este passa exclusivamente pelo atletismo e para tal vou tentar realizar a minha 1ª Prova de atletismo São silvestre de Lisboa ( 10KM ).
Quero deixar aqui o meu obrigado á minha filha e mulher, que me têm ajudado muito em todo este percurso de atleta não fumador.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Triatlo S- Sprint de Abrantes

Olá a todos,
Ontem foi mais um dia de uma grande conquista.
Neste meu processo de transformação decidi dedicar-me ao desporto por inteiro, daí tenho treinado diariamente atletismo, ciclismo e natação.
Não é a primeira vez que pratico desporto, mas é a 1ª vez que o faço sem tabaco, e tenho de confessar que me sinto muito melhor fisicamente desta vez.
Por incentivo da minha mulher que me têm dado um apoio do tamanho do mundo nesta nova fase da minha vida e por um telefonema do Paulo Sequeira ( Sica), um grande amigo meu, praticante e grande apaixonado pelo triatlo, desafiou-me a participar na prova em Abrantes de super sprint, onde as distâncias a percorrer são muito mais pequenas e como na vertente da natação apenas é de 300m, decidi aceitar o desafio.
Então depois de combinar e preparar toda a logística com a família lá fomos nós ás 7h da manhã para Abrantes, já com almoço preparado e tudo, porque os tempos que correm são de poupança, durante a viagem confesso que ia super nervoso, mas ao chegar ao local e com as palavras de incentivo da minha mulher e da minha filha sem me aperceber fiquei super calmo.
Antes de mais quero referir que no local estava também outro grande amigo meu Carlitos com o filho João, desta forma já me sentia vitorioso com o apoio que tinha para este objectivo de terminar um pequeno triatlo.
Estava na altura de aprender os pequenos pormenores do triatlo, colocar o material no parque de transição, memorizar o local, etc., mas nem tive que pensar muito sobre isso, pois tinha comigo o Sica que me ia dizendo o que fazer e como o fazer, até esse ponto estava tudo bem, o pior foi quando tive de vestir o fato de água emprestado, que me estava curto e me deixou muito desconfortável (se a prova fosse hoje tinha efectuado a natação sem o fato), mas já com o fato vestido lá fui eu para o aquecimento, e durante esse aquecimento os tais 300m que tanto me assustavam já não pareciam assim tão grandes....
Chegou a hora da partida, e depois de ouvir o som de início e todos os participantes iniciarem a prova, eu aguardei um pouco antes de me fazer para a água, e pelo que via, a fotografia de todo aquele aglomerado de pessoas mais pareciam sardinhas presas numa rede, a água salpicava tanto que eu não sabia onde devia começar a nadar, mas lá consegui entrar e passado algumas braçadas já estava tão ofegante que não consegui perceber o porquê, em menos de 30 segundos parecia que tinha perdido todas as minhas forças no meio daqueles participantes todos, mas com calma e com isso deixei-me ficar para trás, consegui recuperar a minha respiração e efectivamente realizar o percurso de natação, com mais ou menos custo.
Pode parecer ridículo da minha parte, pois para quem pratica natação 300m não é nada, mas para mim foi mais um vitória da força de vontade.
O restante da prova foi delicioso e terminar a prova soube-me muito bem e com isto quero dizer que quero mais triatlo e vou treinar para distancias maiores que serão para o ano o meu próximo objectivo.
Até lá consegui arranjar mais uma participação, que é ir realizar o duatlo de Santarém.
Mais uma vez quero agradecer a minha família e aos meus dois grandes amigo pelo apoio que me deram.
E continua a somar os dias sem fumar.....
Até já

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O começo da vontade




Foram muitos anos a fumar e nesta derradeira fase de fumador, vários deles a pensar em deixar de fumar, finalmente após alguns  anos a tentar um pouco de tudo, desde pastilhas e outras coisas, de um dia para o outro dei início ao combate deste vicio.
Teve inicio no dia 02 de Setembro do presente ano, que por coincidência é o início da festa do avante, foi o evento que encontrei com mais destaque para esta data, "guerra" ao vicio do tabaco.
De onde nasceu tal força de vontade, não sei, surgiu sem qualquer tipo de explicação mas que foi o mais forte desejo que senti até ao dia de hoje em conseguir ultrapassar uma vida de fumo.
Na próxima sexta-feira vai fazer os primeiros 30 dias sem tabaco, não considero ainda uma vitória, pois ainda luto diariamente, mas estou muito convencido que vou triunfar.
Surgiu-me a ideia de criar este blog, para ir relatando o meu dia a dia sem tabaco, criando assim também mais um grande motivo para este meu compromisso com o fim de muitos anos de fumador.
Até já