sábado, 16 de junho de 2012

Trail VS Triatlo

Por compromissos pessoais não me foi possível acompanhar os colegas do Ateneu Cartaxense na deslocação a Espinho para disputar mais uma prova a contar para o campeonato nacional de clubes.


Devo confessar que hoje senti-me esquisito o dia todo, por não poder estar presente, o meu vicio de praticar triatlo veio agora ao de cima, pois nunca me tinha sentido tão mal comigo mesmo por não ter disputado uma prova.


Visto os meus compromissos só realizarem a partir das 15 horas do dia de hoje, arranjei forma de participar noutro tipo de prova que já a um tempo me desperta alguma curiosidade.

Sendo assim fui até ao Guincho realizar um trail de 23 km onde o percurso seria todo na sua totalidade efectuado na serra de Sintra.

Meu Deus, que coça... nunca pensei sofrer tanto em 20 km, realmente foi uma experiência muito dura e deixo aqui o meu apreço e incentivo para quem pratica este desporto em distâncias mais longas.

A prova iniciou-se quase com um atraso de 1 hora o que estava a deixar o pessoal algo impaciente, depois da partida foi correr pela praia fora até atingir o inicio da serra, foi um pouco difícil, mas até que me estava a correr bem, muita pedra e um sobe e desce.
A partir do Km 5 e do 1º abastecimento (que eu achei cedo de mais) apanhamos uns bons 5 km a rolar praticamente em estrada e estradões de terra batida o que permitiu aumentar substancialmente a média por Km.
Mas quando cheguei ao Km 14... nunca subi tanto na minha vida, eu estava que não podia, quando consegui atingir o cimo da montanha que para mim era muito maior que a Serra da Estrela eu nem queria acreditar e o facto de faltarem apenas 5 km para terminar fiquei super contente... mas eu ainda não tinha visto o que tinha de descer....
Posso afirmar que a uma determinada altura da descida eu estava a rezar pela subida que tinha acabado de fazer, já me doia tanto as unhas e as pernas que eu nem queria acreditar nas dores que estava a sentir... eram muitas mesmo, mas com paciência e com muito cuidado para não cair lá conseguir chegar a areia para terminar o meu primeiro trail de 23 Km com um tempo de 02H29, o que até me deixou contente pelo tempo obtido.

Trail VS Triatlo

Garantidamente o Triatlo, depois desta experiência apenas posso dizer que veio ainda reforçar mais o prazer pelo Triatlo, pois o facto da intensidade poder ser praticada em três desportos diferentes é realmente viciante.
Quanto ao trail no fundo um pouco do que disse já aqui, mas eu apenas não consegui sentir grande prazer em andar kms e kms sozinho no meio de uma serra em percursos que quase nem a andar se conseguem fazer, penso que em algumas partes num trail se pede um pouco mais para o que eu até este momento considero aceitável, mas apesar disso não meto de parte que possa mudar de ideias, contudo não vai ser assim tão brevemente que me vou meter noutro trail.

Até já,




domingo, 10 de junho de 2012

Triatlo do Ambiente - CN Clubes

Começo por dizer que realmente estou a ficar satisfeito com a minha evolução na natação, pois mais uma prova e mais uma vez consegui baixar o tempo nos 750 metros.

Desta feita realizei o meu melhor tempo até agora, que foi de 15,15 segundos.
O que senti quando sai da água e olhei para o relógio foi de uma alegria imensa, pois apesar de ser um mau tempo, como de costume, já começa a ficar em números ligeiramente mais bonitos.
Tenho ainda de referir que mais uma vez a carne para o assador foi o quanto eu podia até onde podia...


Juntando os outros dois segmentos neste único resumo, posso dizer que foi péssimo, estou a piorar a olhos vistos no atletismo e ciclismo sendo este, aquele onde sempre me senti mais confortável em termos de produtividade estou numa curva descendente... enfim foi mesmo mau.....

Fica para memória futura, mais um triatlo sprint e como esta prova pelo percurso que tinha é muito favorável para uma prova super rápida, consegui mais uma vez baixar a referencia do meu melhor tempo que tinha sido na Quarteira que era 1:16:28 para 1:12:45.
Gostaria muito e será esse o meu objectivo para esta época no triatlo de sprint conseguir baixar o tempo de 1,10 minutos... a ver vamos... vou trabalhar para isso...

domingo, 3 de junho de 2012

11ª Corrida do Oriente

Fim de semana desportivo realizado.
Após a prova da 11ª corrida do Oriente hoje completei uma jornada que olhando 8 meses para trás eu estaria longe de imaginar que o poderia fazer.
Claro que não foi fim de semana para melhorar tempos, foram apenas dois dias para testar a resistência do meu corpo e posso afirmar que estou surpreendido comigo e quero sem sombra de duvidas continuar a sentir-me assim.
Em relação á prova de hoje posso dizer que levei o maior empeno desde esta minha faceta desportiva.
Vou apenas deixar aqui os tempos ao Km para perceberem o que digo.
Abraço a todos e vemos-nos em Coruche.


                         1                    4:09.9
                         2                    4:08.3
                         3                    4:18.9
                        4                     4:16.0
                        5                     4:13.9
                        6                     4:23.7
                        7                     4:29.3
                        8                     4:37.6
                        9                     4:40.1
                      10                     4:26.5
                      11                     3:48
                  Resumo                44:06.3

sábado, 2 de junho de 2012

Jornada Dupla

Ok...
Hoje foi dia de jornada dupla e vamos ver o que sobrou de positivo deste dia.

De manhã Corrida de apoio para a selecção...
Decidi participar para poder efectuar mais uma prova e não pelo facto de apoiar a selecção, porque nessa eu não acredito muito e estou convicto que o erro de tamanha falta de rendimento passa pelo facto de quererem tratar crianças como homens.

Opiniões de parte, considero que realizei uma prova relativamente razoável, pois ao conseguir efectuar os 8 Kms em 33 minutos e nove segundos até nem foi mau de todo.
Fica acima de tudo a minha primeira corrida na marginal e que gostei muito.


De tarde Triatlo de Peniche...

Hoje estava decidido em colocar a carne toda no assador e ir para o meio da confusão na natação e assim o consegui fazer até atingir a primeira bóia, pois consegui navegar com mais gente ao meu redor e não foi assim tão mau como isso... depois o assador ficou sem lume e foi ver se conseguia terminar.
Positivo fica que consegui retirar mais uns milissegundos no Sprint, pois tendo em conta que este é o terceiro Sprint que faço aqui fica a cronologia:
Alpiarça: 19,23 segundos
Quarteira: 17,45 segundos
Peniche: 16,57 segundos
O tempo é muito mau, mas tenho a certeza que vou conseguir a médio prazo melhores resultados.

Passamos para o ciclismo e logo hoje aconteceram-me dois factores novos, 1º foi uma penalização por agarrar a bicicleta antes de apertar o capacete e lá fiquei eu por ali a olhar para a juíza e a ver o pessoal a passar e de seguida foi a cambras, coisa que ainda não me tinha acontecido a andar de bicicleta por isso como resultado final foi a obtenção de um péssimo tempo.

Por ultimo o atletismo até nem correu mal de todo tendo em conta como o meu corpo se sentia, falhei o meu prognóstico nesta vertente cerca de dois minutos... menos mal.

Fica como positivo do dia um valente empeno e amanhã lá vou eu para mais uma prova a corrida do casino e vou mesmo ter de esquecer a obtenção de um melhor tempo nos 10kms, pois ainda é cedo para estagnar.

" Se não sentes dor é porque não esta a fazer bem"

Classificação absoluta - 177º
Natação - 16,57
Ciclismo - 40,19
Atletismo - 20,28
Tempo final - 1,17,45
Classificação 40/44 - 28º